

A Universidade de York vai construir um novo “joint campus” no coração de Markham, depois do Governo do Ontário ter dado luz verde ao projeto na quarta-feira, noticiou a CP24.
O novo campus, que vai ficar localizado perto da estação GO de Unionville, ao norte do cruzamento da autoestrada 407 e da Kennedy Road, será o lar de pelo menos 4.000 estudantes em oito diferentes áreas de estudo.
Os alunos poderão tirar cursos em áreas como artes e meios de comunicação, Tecnologias da Informação, Humanidades, Educação, Estudos ambientais e de negócios. Alguns programas serão oferecidos em conjunto com o Seneca College.
A cidade de Markham doou o terreno onde o campus será construído, enquanto que a York University se comprometeu com 45 milhões de dólares para a sua construção. A região de York comprometeu-se com 25 milhões de dólares.
Responsáveis dizem que o número de residentes com idade entre os 18 e 21 anos de idade, na região de York, vai crescer em 175 mil, entre o corrente ano e 2036, tornando a área pronta para um novo campus pós-secundário.
A data de início da construção ainda não foi definida.
A proposta do Seneca e da York University derrotou várias outras propostas concorrentes apresentadas à província para a construção de novos espaços de universidades e faculdades.
Responsáveis da Wilfrid Laurier University disseram que estavam “dececionados” com a decisão do Ministério das Faculdades, Formação e Universidade, mas vão continuar a perseguir um plano para construir um campus de 150 acres em Milton.
