

Uma nova sondagem mostra que os Conservadores e os Liberais federais encontram-se num empate virtual, com o NDP em fase de crescimento, a cinco meses da eleição federal agendada para o mês de outubro, noticiou a CTV News.
A sondagem da Nanos mostra os Conservadores com uma vantagem numérica em 32,9 por cento de apoio entre os entrevistados, e os Liberais com 31,3 por cento. E enquanto que o NDP ficou em 25,2 por cento, os seus números mostram uma tendência de alta desde fevereiro, de acordo com o entrevistador Nik Nanos.
A corrida entre os três principais partidos federais também está apertada em campos de batalha chave regionais do Canadá.
A sondagem mostra os Conservadores com a vantagem no Ontário, com 39,3 por cento. Os Liberais ficam-se pelos 35,7 por cento, com o NDP bem atrás com 19 por cento.
Já no Quebec, a sondagem aponta para uma disputa acirrada entre os Liberais e o NDP, com 33,5 por cento e 30,6 por cento, respetivamente. Os Conservadores registam 17,7 por cento na província.
Enquanto isso, o Bloc Quebecois fica-se pelos 14,4 por cento.
Há também uma batalha a duas vias entre os Liberais e o NDP na Columbia Britânica. Os partidos têm uma diferença entre si inferior a um ponto percentual – 31,8 por cento para os Liberais e 31,1 para o NDP. Os Conservadores ficam-se pelos 26,5 por cento.
Mas para a Nanos, a história na B.C. é a ascensão do Partido Verde, que está com 10,6 por cento de apoio entre os entrevistados da sondagem – significativamente maior do que o que acontece em outras regiões.
Entretanto, os Conservadores registam uma forte liderança em Manitoba e Saskatchewan, com 43 por cento, e Alberta, com 53,3 por cento.
A sondagem semanal da Nanos é um indicador da posição atual dos partidos federais nas intenções de voto. Os resultados são baseados em entrevistas telefónicas aleatórias junto de 1.000 canadianos. O período de sondagem terminou a 14 de maio e tem uma margem de erro de 3,1 pontos percentuais.