PROFESSORES DO ENSINO SECUNDÁRIO EM HALTON E OTAVA PREPARAM-SE PARA COMEÇAR GREVE ADMINISTRATIVA A 21 DE MAIO

StrikeOs professores do ensino secundário em Otava e região de Halton vão começar uma greve administrativa a 21 de maio, noticiou a Canadian Press.

A Federação dos Professores do Ensino Secundário do Ontário (OSSTF, na sigla inglesa) diz que os sindicatos locais para as direções escolares Ottawa-Carleton e Halton vão deixar parcialmente os serviços, o que significa que os professores não vão adicionar comentários nos boletins escolares ou participar em reuniões de pessoal ou reuniões do conselho escolar, e vão realizar alguns piquetes de greve à hora do almoço.

A greve parcial dos professores de Otava e Halton surge numa altura em que professores primários em toda a província estão a encenar uma ação de greve similar, abandonando as tarefas administrativas, mas continuando com aulas e atividades extracurriculares.

Essas três direções escolares, onde os professores do ensino secundário estão em greve, pediram ao Conselho de Relações Trabalhistas do Ontário que declare as greves como ilegais, e a audiência está marcada para continuar na próxima semana.

Esta é a primeira ronda de negociações no âmbito de um novo sistema de negociação que o governo Liberal introduziu no ano passado, separando o processo em negociações locais e centrais. Os sindicatos locais dos professores do ensino secundário que estão em greve, estão a negociar com as suas respetivas direções escolares, e não com o governo provincial.

As negociações entre a província e o OSSTF central encontram-se num impasse há semanas.