RELATÓRIO PREVÊ RECESSÃO EM CALGARY E EDMONTON ESTE ANO

RecessionNão deve ser nenhuma surpresa que a queda do preço do petróleo é um fator importante para as perspetivas económicas para as principais cidades canadianas este ano. Mas um novo relatório do Conference Board of Canada prevê que o preço do petróleo irá afetá-las de maneiras totalmente diferentes.

Quatro cidades que têm crescido nos últimos anos, em grande parte devido à procura por petróleo, estão agora a passar por momentos difíceis. As economias de Saskatoon, Regina, Edmonton e Calgary vão sentir os efeitos, trazendo grandes mudanças para os seus residentes. Edmonton e Calgary serão particularmente afetadas, de acordo com o diretor adjunto do Centro de Estudos Municipais Alan Arcand, que foi um dos autores do relatório.

Alan Arcand, um dos autores do relatório, disse que se preveem tempos difíceis para Calgary e Edmonton no seu relatório de previsão da economia das 13 principais cidades do Canadá.

“Nós estamos à espera que a economia encolha 0,8 por cento (em Edmonton) este ano”, disse à CTV Edmonton. E a economia de Calgary vai cair em 1,2 por cento, adiantou.

Mas a boa notícia é que a recessão deve ser breve, com o relatório a prever uma recuperação da economia de Alberta em 2016, ainda que pequena, de 1,5 por cento.

As três cidades que devem registar o maior crescimento económico são Halifax, Vancouver e Toronto, com o relatório a prever que a produção, exportações e construção, vão contribuir para um crescimento de 3,1 por cento do seu produto interno bruto.

Isso é uma boa notícia para Toronto, que pela primeira vez desde 1999 será responsável pela economia que mais cresce este ano.