
Os ganhos de capital correspondem ao produto da venda de um ativo e atualmente apenas metade dos lucros de obtidos através das vendas é adicionado ao lucro tributável.
No entanto, desde o início de 2024 que este assunto tem sido discutido, por fazer parte das mudanças previstas no orçamento federal de 2024.
A ministra das Finanças, Chrystia Freeland, indicou que estas mudanças iriam ter início a partir de 10 de junho.
Nestas novas mudanças, há a intenção, por parte do governo liberal, de aumentar a taxa de inclusão sobre os ganhos de capital, de metade dos lucros, para dois terços.
Mas a taxa mais elevada só se aplicará aos ganhos das empresas, enquanto que os cidadãos individuais só enfrentarão a taxa mais elevada em ganhos que excedam os 250.000 dólares.
O objetivo principal do governo é tomar medidas que melhorem a justiça fiscal dos canadianos, sendo apresentada uma monção na Câmara dos Comuns, que deverá entrar em vigor a 25 de junho.
Alguns grupos que podem ser afetados pelo aumento da taxa já demonstraram a sua preocupação, mas o governo liberal defende que a medida visa ajudar o Canadá a cumprir a necessidade de angariar mais receitas para pagamento de despesas relacionadas com habitação e saúde.
O governo estima que o aumento da taxa de inclusão vai gerar 19,4 mil milhões de dólares nos próximos 5 anos.