

Um ex-comandante de combate que conduziu operações no país e no exterior foi nomeado para o cargo de líder militar do país, noticiou a Canadian Press.
O primeiro-ministro Stephen Harper e o ministro da Defesa, Jason Kenney, disseram que o tenente-Gen. Jonathan Vance, de 51 anos, será o próximo chefe de equipa da Defesa, substituindo o General Tom Lawson, que vai em breve aposentar-se.
Lawson, um ex-piloto de caça, anunciou no início deste ano que iria sair, após dois anos e meio no cargo.
Vance assume o cargo num momento importante, com o Canadá a ajudar a combater extremistas no Iraque e na Síria e numa altura em que estão a ser tomadas medidas para tranquilizar os aliados europeus de Leste em face da agressão russa, disse Harper na segunda-feira.
O crítico de defesa do NDP Jack Harris mostrou-se preocupado com a quantidade de tempo que vai passar antes que haja uma mudança de comando.
Presentemente, Vance atua como comandante de operações conjuntas do país e tem sido o rosto de alto perfil das audições públicas sobre a missão de combate contra o grupo militante conhecido como Estado Islâmico no Iraque e do Levante.
Além de ser duas vezes comandante da “task force” em Kandahar – em 2009 e novamente em 2010 – Vance também atuou em outros postos-chave, incluindo como chefe da equipa de estratégia conjunta, o centro nervoso dos militares em Otava.
Ele também atuou como vice-comandante do Comando das Forças Aliadas da NATO em Nápoles.