ONG MOÇAMBICANAS EXIGEM AÇÃO DE TRIBUNAIS INTERNACIONAIS PARA XENOFONIA NA ÁFRICA DO SUL

LusaMaputo, 25 abr (Lusa) – Três organizações da sociedade civil moçambicana exigiram hoje, durante uma marcha de protesto em Maputo contra a violência xenófoba na África do Sul, a responsabilização dos autores da crise no país vizinho em tribunais internacionais.

“Nós não vamos parar por aqui, isto é o princípio. Os tribunais Africano [dos Direitos Humanos e dos Povos] e [Penal] Internacional devem saber disso, como forma de responsabilizarmos os promotores da xenofobia. Isto não pode ficar assim”, disse a presidente da Liga dos Direitos Humanos de Moçambique, Alice Mabota, reclamando acusações contra o Governo sul-africano, o rei zulu, Goodwill Zwelithini, e Edward Zuma, filho do Presidente do país vizinho.

Centenas de pessoas marcharam hoje em Maputo contra a onda de violência xenófoba na África do Sul, numa manifestação que culminou na Embaixada sul-africana.