CÃO DA FAMÍLIA AJUDA A SALVAR A VIDA DE MENINA DURANTE EPISÓDIO DIABÉTICO

dogUm cão da família pode ter ajudado a salvar a vida de uma menina de 12 anos, que tem diabetes tipo 1 depois que acordou a sua mãe no meio da noite, quando o nível de glicose no sangue de sua filha desceu perigosamente para níveis baixos, noticiou a CTV Toronto.
Afreen Nagra foi diagnosticada com a doença crónica em 2013. Há duas semanas, Nagra estava a dormir na cama de seus pais quando o Goldendoodle da família, de 11 meses de idade, tentou acordar a mãe da menina, que dormia ao seu lado.
“(Simba) começou a lamber o meu rosto e a puxar o edredom. Eu perguntava-me: ‘O que está acontecer?'”, declarou Savira Randhawa à CTV Toronto.
Randhawa pensou que o cão a tinha confundido com Nagra, por isso empurrou-o para trás. Mas o cão persistiu e, eventualmente, Randhawa acordou. Ela viu que a sua filha estava a suar bastante. Nagra também não estava a responder ao pedido de sua mãe para ter o seu nível de glicose no sangue testado.
“Este estava a 2,3 mmol/L. Isso é muito baixo”, disse Nagra. “É muito perto de entrar em coma.”
A Associação de Diabetes Canadiana lembra que um nível de 4 mmol/L ou menos é considerado como estando com o nível de glicose baixo no sangue, ou hipoglicemia.
Nagra viu o seu médico no dia seguinte, que ficou maravilhado com a aparente habilidade do cão para reconhecer o perigo.
“Eu acho que tive sorte naquele dia”, admitiu Randhawa.