Política: Governo federal devolve gestão territorial ao Nunavut em acordo histórico

Foto: Flickr
Foto: Flickr

O Governo de Justin Trudeau assinou hoje um acordo histórico. O executivo federal transferiu a gestão dos recursos e das terras do Nunavut ao respetivo Governo territorial. Ottawa diz tratar-se da maior transferência de terras da história do Canadá.

Esta quinta-feira, dia 18 de janeiro, o Canadá foi palco de um acordo histórico. O Governo federal transferiu a gestão das terras e dos recursos naturais do Nunavut ao respetivo Governo territorial. De acordo com Ottawa, trata-se da maior transferência de terras da história do Canadá.

O acordo de “devolução” significa que o poder de tomar decisões finais sobre as terras públicas, incluindo as águas terrestres, e os recursos naturais – bem como os direitos de extração desses recursos – pertence agora ao Governo do Nunavut.

O acordo foi assinado em Iqaluit pelo ministro dos Assuntos do Norte, Dan Vandal, pelo premier, P.J. Akeeagok, e pelo presidente da Nunavut Tunngavik Incorporated, Aluki Kotierk. A Nunavut Tunngavik Incorporated é o representante legal da nação indígena Inuit no território.

O primeiro-ministro, Justin Trudeau, também participou da cerimónia e assinou o documento.

“Este é um dia histórico para o Nunavut e para o Canadá”, disse Trudeau. “É o resultado das relações fortes e de colaboração que desenvolvemos com o território e com o Nunavut Tunngavik Incorporated para criar empregos, investimentos e oportunidades transformadoras para a população local.”

O Nunavut representa 20% da massa terrestre do Canadá. O acordo de devolução é a última etapa de um processo que começou oficialmente em 2008 com o chamado ‘Lands and Resources Devolution Negotiation Protocol’.