
A gripe e a Covid-19 podem ser as infeções mais comuns nesta altura do ano. No entanto, o Comité Consultivo Nacional de Imunização (NACI) revelou recentemente orientações para uma dose extra da vacina contra a Covid-19 para a próxima primavera.
O Comité Consultivo Nacional de Imunização do Canadá (NACI) afirma que alguns grupos de pessoas vulneráveis a doenças graves causadas pela Covid-19 devem ser elegíveis para outra dose de vacina na primavera.
A recomendação emitida diz que pessoas com 65 anos ou mais, residentes em lares de longa permanência e idosos que vivem em outros ambientes de congregação podem receber outra dose da vacina direcionada à variante XBB.1.5.
Diz também que as crianças e os adultos com idade igual ou superior a seis meses que estejam moderada a gravemente imunocomprometidos devido a uma doença subjacente também podem receber o reforço.
O comité consultivo está a emitir agora a recomendação da primavera para ajudar no planeamento do programa de vacinas de saúde pública.
O comité afirma que será especialmente importante que as pessoas tomem a vacina XBB se não a tiverem tomado no outono ou no inverno.
No início de dezembro, apenas 15% das pessoas no Canadá tinham recebido a vacina contra o XBB.
Existem três vacinas deste tipo disponíveis no Canadá – duas vacinas de mRNA fabricadas pela Pfizer-BioNTech e pela Moderna e uma vacina sem mRNA fabricada pela Novavax.
