Ação climática: Canadianos de várias províncias recebem descontos no preço do carbono

FOTO: STEVEN GUILBEAULT/X
FOTO: STEVEN GUILBEAULT/X

Os canadianos de várias províncias começaram a receber hoje descontos no preço do carbono. O Governo federal afirmou que os pagamentos são calculados com base no número de adultos e crianças do agregado familiar.

Os canadianos que vivem em províncias onde é aplicado o imposto federal do carbono já estão a receber o seu primeiro desconto do ano a título de Incentivo à Ação Climática.

O Governo federal afirma que as pessoas que vivem em províncias como Alberta, Manitoba, New Brunswick, Ontário e Saskatchewan recebem o desconto através de depósito bancário direto ou por cheque, se tiverem apresentado as suas declarações de imposto sobre o rendimento e de prestações sociais.

Ottawa afirmou que os pagamentos são calculados com base no número de adultos e crianças do agregado familiar.

As pessoas que vivem em comunidades pequenas e rurais receberão um suplemento adicional de 10% para além do montante de base do desconto.

O ministro do Ambiente e das Alterações Climáticas, Steven Guilbeault, afirma num comunicado de imprensa que o sistema federal de tarifação da poluição é uma parte fundamental do plano de Ottawa para combater as alterações climáticas.

Os liberais promoveram pela primeira vez o incentivo para poluir menos como uma promessa eleitoral em 2008, mas perderam essa eleição para os conservadores, e o sistema de preços foi mais tarde revivido na plataforma liberal em 2019 e 2021.