
O Governo do Canadá vai estudar medidas para limitar o acolhimento de estudantes estrangeiros, numa altura de forte crise na habitação. De notar que o número de estudantes internacionais no país quase triplicou na última década. O ministro da Imigração admite que “de facto, o sistema ficou fora do controlo”.
O Canadá vai estudar medidas para limitar a integração de estudantes internacionais nos próximos meses, numa altura em que o país se debate com uma forte crise na habitação.
O país tem vindo a conceder cada vez mais vistos a estudantes internacionais. O número de estrangeiros a estudar no Canadá quase triplicou na última década, atingindo mais de 800 mil no ano passado.
O ministro da Imigração diz que “esse volume é desconcertante”. Em entrevista à imprensa canadiana, Marc Miller admitiu que “de facto, o sistema ficou fora do controlo”.
Miller adianta que o Governo federal vai ter “conversas” com os executivos provinciais no primeiro semestre deste ano. O objetivo é “garantir que as províncias que não têm feito o seu trabalho controlem efetivamente esses números”.
Justin Trudeau tem sido criticado pelo aumento da imigração no Canadá, tanto permanente como temporária. Os críticos culpam a vinda dos estrangeiros, que fez disparar o custo da habitação e reduziu a oferta, agravando a crise de acessibilidade dos preços.
Os estudantes internacionais pagam cerca de cinco vezes mais propinas do que os canadianos.
No passado, Miller já tinha falado sobre a possibilidade de limitar os vistos concedidos a estudantes estrangeiros. Agora, confirma esses planos e vai mais longe, antecipando medidas concretas.
