Habitação em Toronto: Impostos sobre imóveis devem aumentar 10,5%

FOTO: CITY OF TORONTO/X
FOTO: CITY OF TORONTO/X

A primeira proposta de orçamento do mandato da presidente da Câmara de Toronto, Olivia Chow, inclui um aumento de 10,5% do imposto sobre imóveis, um dos maiores que a cidade já viu em anos. De acordo com a diretora do orçamento, Shelley Carroll, a autarquia ainda espera que o Governo federal disponibilize os 250 milhões de dólares para apoiar os refugiados no sistema de abrigos de Toronto.

Os impostos sobre a propriedade deverão aumentar 10,5% este ano em Toronto, de acordo com a diretora do orçamento, Shelley Carroll.

Numa conferência de imprensa, Shelley Carroll afirmou que o aumento de 9% nos impostos sobre a propriedade e de 1,5% no Fundo de Construção da Cidade resulta de um défice de 1,8 mil milhões de dólares devido à subutilização crónica dos serviços municipais.

“Temos de voltar a pôr a nossa cidade no bom caminho”, afirmou Carroll.

De acordo com Shelley Carroll, uma família média pagará mais 30 dólares por mês. A diretora do orçamento acrescentou que foram encontrados mais de 600 milhões de dólares em poupanças de custos e deu crédito ao chamado ‘New Deal’ alcançado entre o Governo de Ontário e a presidente da Câmara, Olivia Chow, que incluirá 400 milhões de dólares em financiamento operacional.

O orçamento preparado pela equipa inclui investimentos em trânsito, habitação e comunidade, um aumento do orçamento da polícia, a expansão do Toronto Community Crisis Service e o congelamento das tarifas do TTC.

Carroll afirmou que ainda estão à espera que o Governo federal disponibilize os 250 milhões de dólares necessários para apoiar os refugiados no sistema de abrigos de Toronto.

“Estamos a fazer tudo o que podemos para alojar mais de 5 mil refugiados e requerentes de asilo, mas esta é verdadeiramente uma responsabilidade federal”, explicou Carroll.