Programa de vistos: Canadá abre concurso para entes queridos em Gaza

FOTO: MARC MILLER/X
FOTO: MARC MILLER/X

Há novidades para as famílias de todo o Canadá com entes queridos em Gaza. O Canadá lançou, esta terça-feira, o novo programa especial de vistos para salvar os cidadãos que estão a tentar fugir ao conflito no Médio Oriente.

O Canadá lançou na terça-feira, 9 de janeiro, o novo programa especial de vistos para famílias com entes queridos em Gaza. O ministro da Imigração, Marc Miller, anunciou o programa em dezembro.

O processo de candidatura tem várias fases. Primeiro, as famílias têm de fornecer ao Governo federal informações básicas sobre as pessoas que querem trazer para o Canadá e a relação entre elas, bem como os documentos governamentais do membro da família.

Se o Governo considerar que as informações estão completas, as famílias recebem um código único para solicitar o visto. O Departamento Federal de Imigração pede que as famílias entreguem rapidamente a documentação quando receberem o código único, porque está a aceitar um número limitado de candidaturas.

“Se todas as vagas disponíveis forem preenchidas antes de apresentar o seu pedido completo, o seu pedido não será processado ao abrigo desta política pública temporária”, afirmou o departamento na terça-feira numa mensagem no seu website oficial.

O programa permite que as pessoas que obtêm vistos se refugiem no Canadá durante três anos, se as suas famílias estiverem dispostas a apoiá-las financeiramente durante esse período.

O atual programa de vistos do Canadá está disponível apenas para os familiares diretos dos canadianos, incluindo cônjuges e filhos. A expansão permite a entrada de um número limitado de pais, avós, filhos adultos, netos e irmãos de canadianos e de residentes permanentes canadianos, bem como dos seus familiares diretos.