
David Menzies, repórter da Rebel News, foi detido na segunda-feira por alegadamente ter agredido um agente da polícia quando tentava fazer perguntas à ministra das Finanças, Chrystia Freeland, sobre a decisão do Governo de retirar o Corpo de Guardas da Revolução Islâmica (IRGC) da lista de entidades terroristas designadas.
O site Rebel News publicou um vídeo de Menzies a colidir brevemente com um agente da polícia em Richmond Hill, Ontário, quando tentava questionar Freeland sobre o IRGC num evento para assinalar a destruição do voo PS752, um avião da Ukrainian International Airlines que foi destruído pelos militares iranianos em janeiro de 2020 – um ataque que matou dezenas de canadianos.
O vídeo, do encontro do dia 9 de janeiro, parece mostrar um agente a meter-se no caminho de Menzies enquanto a personalidade dos media carregava o seu microfone no parque de estacionamento de um centro comercial suburbano.
Em seguida, o agente agarrou Menzies pelas lapelas, empurrou-o contra uma parede e acusou-o de agressão, colocando-o sob prisão.
“Esta é uma acusação forjada de agressão pessoal. Eu não vim aqui para causar problemas. Vim para fazer o meu trabalho e agora estou algemado”, disse Menzies.
O agente que aparece no vídeo foi mais tarde identificado por um porta-voz da Polícia Regional de York, Clint Whitney, como um membro da equipa de proteção da RCMP.
“A detenção do repórter da Rebel News foi efetuada pela equipa de segurança da RCMP do primeiro-ministro. Os agentes da Polícia Regional de York prestaram assistência, uma vez que a interação teve lugar na nossa região”, disse o porta-voz.
“Foi determinado que não existia qualquer ameaça credível à segurança e o sujeito foi libertado incondicionalmente pouco tempo depois”, acrescentou Whitney.
Menzies é uma figura provocadora que já teve problemas com a polícia e os serviços de segurança no passado – incluindo uma apreensão pelo destacamento de proteção de Trudeau num evento em Toronto em 2021.
