
A maioria dos cidadãos de Toronto desaprova o novo nome escolhido para a Yonge-Dundas Square. Segundo os dados recolhidos pela Liaison Strategies Sankofa Square não será o melhor nome para substituir a Yonge-Dundas Square.
De acordo com uma nova sondagem, mais de dois terços dos residentes de Toronto não estão de acordo com o novo nome proposto para a Yonge-Dundas Square.
Uma sondagem recente da Liaison Strategies refere que o nome “Sankofa Square”, não soa bem para 71% dos inquiridos.
No mês passado, a Câmara Municipal votou a favor do novo nome para Yonge-Dundas Square, devido ao alegado papel de Henry Dundas no atraso da abolição do comércio transatlântico de escravos.
Após uma consulta de peritos académicos, a cidade concluiu que as ações de Henry Dundas contribuíram para a perpetuação da escravatura. O político britânico nunca chegou a pôr os pés em Toronto.
A mudança de nome tem o maior apoio dos residentes da baixa da cidade – mas apenas com 17% de aprovação e com 69% ainda a desaprovar.
Sankofa, o novo nome escolhido para a praça da baixa, deriva do Gana e refere-se “ao ato de refletir e reclamar ensinamentos do passado que nos permitem avançar juntos”.
A sondagem da Liaison inquiriu 831 residentes com uma margem de erro de 3,39%.
