Excedente Comercial: Metais preciosos lideraram declínio das exportações

FOTO: UNSPLASH
FOTO: UNSPLASH

O excedente comercial do Canadá diminuiu para 1,57 mil milhões de dólares em novembro, em relação a outubro, segundo dados divulgados na terça-feira, 9 de janeiro, com os metais preciosos a liderarem o primeiro declínio das exportações em cinco meses.

O excedente de outubro foi revisto em alta para 3,20 mil milhões de dólares, em comparação com os 2,97 mil milhões de dólares anteriormente comunicados, informou a Statistics Canada.

O Banco do Canadá afirmou no mês passado que as pressões do mercado de trabalho tinham diminuído e o crescimento estagnado em meados do ano passado, deixando a economia sem excesso de procura.

O crescimento económico manteve-se estável em outubro e a Statistics Canada afirmou que o produto interno bruto deverá ter aumentado 0,1% em novembro. O banco do Canadá afirmou que o abrandamento, que deverá continuar em 2024, é um sinal de que a sua política monetária está a funcionar.

O próximo anúncio do banco sobre as taxas será a 24 de janeiro, altura em que se espera que mantenha a sua taxa diretora em 5%, um máximo de 22 anos. Os mercados monetários e os economistas esperam que o banco comece a reduzir as taxas no primeiro semestre de 2024.