Polémica nos supermercados: Batatas fritas e cereais pesam menos do que consta no rótulo

Foto: cbc
Foto: cbc

Vários compradores descobrem caixas de Cheerios e sacos de batatas fritas da Loblaws que pesam muito menos do que o anunciado nas embalagens. A General Mills diz que a embalagem dos Cheerios está a ser corrigida. A Loblaws diz que as embalagens com defeito são raras. No entanto, a agência canadiana diz que a marca está a cometer uma infração.

É provável que já tenha verificado a sua fatura de supermercado para detetar erros, mas alguma vez verificou o peso dos produtos que comprou?

Alguns compradores em Ontário descobriram embalagens de Cheerios e de batatas fritas da marca Loblaws que pesavam muito menos do que o peso impresso na embalagem.

A General Mills admitiu um erro de embalagem nos seus dois pacotes de cereais de pequeno-almoço Cheerios de noz, mel e multigrãos. O peso impresso em cada caixa de cereais é o dobro do peso real.

Os pacotes defeituosos estão à venda nas lojas canadianas há mais de quatro meses e ainda se encontram nas prateleiras.

“Deveria ter sido corrigido muito rapidamente”, disse o consultor da indústria alimentar Walter Dullemond, que viu a embalagem. “É enganador para os consumidores e a lei é muito clara quando diz que os rótulos não podem ser enganadores.”

Em resposta à imprensa canadiana, a General Mills, sediada nos Estados Unidos da América (EUA), disse que a embalagem correta vai aparecer nas lojas em algum momento deste mês.

De acordo com a Agência Canadiana de Inspeção Alimentar (CFIA), os fabricantes devem indicar o peso exato no rótulo dos alimentos pré-embalados. Ao indicar o peso total das embalagens múltiplas, a embalagem deve indicar claramente o número de artigos que compõem esse peso.