

A polícia quer que você pense duas vezes antes de adicionar estranhos como “amigos” no Facebook, especialmente se forem do sexo oposto.
Segundo a CP24, este aviso surge depois que um número de pessoas disseram às autoridades que estavam a ser chantageadas por novos amigos do Facebook, que tinham solicitado para conversar com elas através da plataforma de vídeo.
Uma vez que o utilizador concordou com um vídeo-chat, este foi incentivado a continuar a conversa no Skype. No Skype, a pessoa iria envolver o utilizador numa conversação sexual e encorajá-lo(a) a aparecer nu(a) no monitor. Em vários incidentes relatados, todas as filmagens foram gravadas sem o consentimento do utilizador, explicou a Polícia Regional de Halton, através de comunicado à imprensa na sexta-feira.
Após a conversa ter terminado, os utilizadores foram extorquidos por dinheiro e informados que se não pagassem, as filmagens seriam compartilhadas nos “murais” dos seus amigos e no YouTube.
Os utilizadores do Facebook são instados a proteger-se, ao serem mais cautelosos no processo de escolha de solicitações de amizade e relatar quaisquer contas que pedem para conversar via vídeo chat e/ou começar a conversa sexual diretamente, depois de ter sido adicionado.