

A CBC está a cortar 244 postos de trabalho dos serviços de notícias locais em todo o país, como parte dos seus planos para mudar alguns dos seus recursos limitados para as suas operações digitais, noticiou a Canadian Press.
Os cortes incluem 144 posições dos serviços de língua inglesa e 100 postos de trabalho no lado francês, que incluem 20 posições vagas e aposentações.
Enquanto isso, a emissora pública está a adicionar 80 novos postos de trabalho digitais, enquanto se prepara no sentido de oferecer um fluxo contínuo de notícias para utilizadores móveis.
Jennifer McGuire, Editora-Chefe da CBC News, anunciou as demissões (lado inglês) numa nota aos funcionários, a qual ressalta que não iriam fechar nenhumas estações e que toda a programação de rádio local seria mantida.
As perdas de emprego incluem 37 posições em Alberta, 30 no Ontário e 25 na Columbia Britânica.
McGuire admitiu que “no global, os serviços locais terão uma dimensão menor”, mas disse que o tamanho relativo de cada região permaneceria o mesmo.
A maioria dos cortes estão relacionados com os planos previamente anunciados para encurtar os noticiários locais (à hora da ceia) de 60 para 30 minutos. McGuire referiu que os noticiários encurtados serão lançados em outubro, assim como um plano para transmitir os programas matinais da Radio One na TV.
As exibições em Vancouver, Winnipeg, Toronto, Otava, Halifax, Charlottetown, St. John, NL, e do Norte, vão ser reduzidas para 60 minutos, enquanto que os programas em Calgary, Edmonton, Regina, Windsor, Montreal e Fredericton serão cortados para 30 minutos.
Os cortes são parte de uma estratégia de cinco anos, anunciada em Junho passado pelo CEO Hubert Lacroix, numa tentativa de aumentar as ofertas digitais até 2020.
A estratégia incluiu planos para cortar até 1.500 postos de trabalho, com cerca de 500 posições eliminadas ao longo dos próximos 12 a 15 meses. O porta-voz Chuck Thompson disse que quase metade dos 1.500 cortes já foram feitos ou estão em processo de implementação.
McGuire salientou que a CBC ainda tem mais de 1.100 pessoas a oferecer cobertura de língua Inglesa em 29 estações em todo o país, além de serviço da CBC no Norte. O serviço em francês ainda contará com cerca de 500 pessoas, segundo o porta-voz da Radio-Canada Marc Pichette.