MINISTRA DOS TRANSPORTES IMPÕE DIRETIVA A EXIGIR 2 TRIPULANTES NA CABINE DO AVIÃO

air canadaCom efeito imediato, qualquer companhia aérea canadiana que transporta passageiros será obrigada a ter dois membros da tripulação na cabine do avião em todos os momentos, disse a ministra dos Transportes Lisa Raitt, na quinta-feira, em notícia avançada pela Canadian Press.
O governo federal impôs a directiva de emergência na sequência do acidente do avião da Germanwings em França.
“Se você está a transportar passageiros, isso vai aplicar-se a si”, declarou Raitt num anúncio surpresa no exterior da Câmara dos Comuns.
Raitt explicou que a directiva exige que dois membros da tripulação de cabine – não necessariamente ambos os pilotos licenciados – estejam na cabine do avião em todos os momentos.
A decisão surge depois da Air Canada e da Air Transat terem anunciado semelhantes mudanças das políticas, ontem bem cedo, em relação ao número de pessoas necessárias na cabine do avião. Raitt indicou que ambas a Air Canada e a WestJet vão implementar a mudança imediatamente.
Os investigadores revelaram ontem que o piloto do avião que caiu nos Alpes franceses, no início desta semana, ficou trancado fora do cockpit. Com os investigadores franceses a concluirem que o co-piloto deliberadamente fez cair o avião da Germanwings, matando todas as 150 pessoas a bordo.
A Air Canada esclareceu em comunicado que não iria discutir protocolos da cabine de pilotagem e de acesso, porque envolvem medidas de segurança.
A companhia aérea disse ainda que quando os pilotos são inicialmente contratado eles passam por uma avaliação comportamental e realizam exames médicos periódicos a cada ano – duas vezes por ano, após a idade de 60 anos.