
É desde hoje permitido beber álcool em alguns parques de Toronto. Os funcionários municipais vão apresentar em outubro um relatório à Câmara Municipal sobre os resultados obtidos após a conclusão do projeto-piloto.
E começou o projeto-piloto que permite o consumo de álcool em determinados parques de Toronto.
Os cidadãos podem consumir bebidas alcoólicas em 27 parques diferentes, incluindo destinos populares como o Trinity-Bellwoods Park, Christie Pits e Riverdale Park East, até 9 de outubro, desde que cumpram os critérios do projeto-piloto.
As bebidas alcoólicas devem ser consumidas na propriedade do parque e só podem ser consumidas entre as 5h30 e a meia-noite. Os consumidores devem manter-se a dois metros de distância de parques e piscinas infantis e parques de skate. Se existir uma piscina exterior num dos parques, o álcool não pode ser consumido dentro da zona onde se encontra a piscina.
Por último, os cidadãos são encorajados a reciclar o lixo no parque ou em casa.
Dos locais recomendados pela autarquia de Toronto, foram escolhidos parques com casas de banho, fontes de água e acesso a transportes públicos. Além disso, nenhum dos locais recomendados se situa junto a escolas ou lagos.
Embora a medida já seja permitida em outras regiões do Canadá e em todo o mundo, a questão tem sido objeto de debates contínuos na Câmara Municipal de Toronto. Em julho, o conceito foi aprovado pela autarquia a título experimental.
As autoridades vão estar atentas aos infratores. O projeto-piloto termina em outubro e a avaliação vai ser feita pelos funcionários municipais à Câmara Municipal de Toronto.
