

A Canada Revenue Agency (CRA) – o Fisco canadiano – emitiu um alerta sobre um esquema que atrai as vítimas com uma mensagem de texto dando conta de que a agência está a enviar-lhes dinheiro por meio de uma transferência eletrónica INTERAC, noticiou a CTV News.
A polícia e a CRA tomaram conhecimento do golpe depois que canadianos – que receberam a mensagem – alertaram outras pessoas nas redes sociais.
A mensagem de texto sugere que a CRA enviou a e-transferência, e, em seguida, pede ao destinatário para clicar num link “para depositar a sua declaração de rendimentos”.
São depois solicitadas aos destinatários informações pessoais, como números de segurança social, cartão de crédito e informações bancárias e números de passaporte.
A CRA lembra que a mensagem de texto é uma tentativa de phishing, onde scammers procuram informações pessoais através de mensagens eletrónicas, e os destinatários devem eliminá-las imediatamente.
“Lembra-se aos canadianos que a CRA só envia pagamentos por depósito direto ou por meio de cheque, nunca transferência de dinheiro por e-mail”, lê-se num alerta no website da agência.
Até agora, a RCMP e agências da polícia municipal, em toda a Columbia Britânica, estão a avisar os residentes sobre o esquema fraudulento. A sede da RCMP em Otava está a estudar um pedido da CTVNews.ca para determinar se o esquema tem como alvo os canadianos em todo o país.
Os esquemas de phishing que envolvem a CRA não são novos, e a agência há muito que alerta para e-mails fraudulentos, telefonemas e até cartas que buscam informações pessoais das vítimas.
A agência refere que nunca iria solicitar informações pessoais por e-mail.
Qualquer pessoa que receba esses tipos de mensagens deve fazer a si própria as seguintes perguntas:
• Estou à espera de dinheiro adicional da CRA?
• Isso é bom demais para ser verdade?
• Está o solicitante a pedir informações que Eu não incluiria na minha declaração de impostos?
• Está o solicitante a pedir informações que Eu sei que a CRA já tem em arquivo em relação à minha pessoa?
• Como é que o solicitante tem o meu endereço de e-mail?
• Tenho confiança na pessoa que me está a pedir a informação?
Enquanto isso, o TD Bank também está a advertir que uma mensagem de texto a dizer aos destinatários que a sua conta bancária foi suspensa também é uma farsa.
Um utilizador é orientado a clicar num link para “desbloquear” a sua conta e, em seguida, é-lhe solicitado informações pessoais. O porta-voz do TD Bank Jeff Meerman disse à CTV Vancouver que quem tem preocupações sobre uma fraude pode ligar para o número 866-222-3456 ou pelo e-mail phishing@td.com.
Qualquer pessoa que suspeite que foi uma vítima de fraude também pode ligar para o Centro de Luta Antifraude Canadiano, através do número telefónico 888-495-8501.