

O plano de transporte da província para os Jogos inclui um percurso de 1.500 quilómetros a ligar os diversos locais, aeroportos e vila dos atletas, bem como cerca de 185 quilómetros de novas (e temporárias) faixas de rodagem para veículos de alta ocupação (HOV), nas principais autoestradas e vias públicas na área da Grande Toronto (GTA).
Os organizadores também modificaram os requisitos para as faixas HOV planeadas para os Jogos.
Durante os Jogos Pan-Americanos, os veículos terão de ter três ou mais pessoas, a fim de poder utilizar as faixas HOV. Mas bastarão apenas duas pessoas para usar as faixas de rodagem durante os Jogos Parapan-Americanos.
Além disso, as regras estarão em vigor entre as 05:00-23:00 horas, em vez da meia-noite.
Atualização temporária para as faixas HOV durante os Jogos Pan/Parapan-americanos Toronto 2015. FONTE: MTO
A polícia provincial do Ontário (OPP, na sigla inglesa) também irá reforçar a sua presença nas autoestradas (séries 400), durante os Jogos para apanhar os abusadores das faixas HOV.

Os serviços de transporte também serão aumentados, com horário de atendimento alargado para alguns eventos, informaram as autoridades. O custo do transporte está incluído no preço dos bilhetes.
Haverá lugar a restrições de estacionamento e encerramento de estradas perto dos locais e os responsáveis disseram que estavam a trabalhar para limitar a quantidade de construção em curso durante os Jogos.
Estão também a ser desenvolvidos esforços para garantir um transporte acessível para os eventos.
Atualização de custos
O orçamento de capital diminuiu em sete milhões de dólares, derivado da poupança com os requisitos de local, enquanto que o orçamento operacional aumentou em 3,4 milhões de dólares para refletir um aumento no valor dos serviços dos Jogos, apoiado por patrocínios.
Os custos de segurança para o planeamento, operações, pós-Jogos, policiamento e segurança privada também têm aumentado dramaticamente, para uma estimativa de 239,6 milhões de dólares até 2016.

Os organizadores apontam que esperam vender cerca de 1,5 milhões de bilhetes – no valor de cerca de 40 milhões de dólares -, mas, até agora, venderam cerca de 350.000.
A maior parte dos 2,5 mil milhões do orçamento dos Jogos virá dos governos federal, provincial e da cidade de Toronto.
Com arquivos da Canadian Press, Paola Loriggio, Amanda Ferguson e Fil Martino