
Justin Trudeau encontrou-se com Volodomyr Zelensky, no último dia da cimeira da NATO, na Lituânia. O primeiro-ministro do Canadá comprometeu-se a continuar a ajudar a Ucrânia, um dia depois de o presidente ucraniano ter tecido críticas à aliança militar.
Justin Trudeau reuniu-se na manhã desta quarta-feira, dia 12 de julho, com Volodomyr Zelensky no último dia da cimeira da NATO, um dia depois de o presidente ucraniano ter criticado a organização por não ter feito um convite claro ao seu país.
Os líderes trocaram cumprimentos. Zelensky agradeceu ao Canadá todo o seu apoio durante a guerra e primeiro-ministro canadiano prometeu que essa ajuda se vai manter enquanto for necessário.
A postura amigável de Zelensky contrastou com a do dia anterior, quando acusou os líderes da NATO de não estabelecerem um prazo para a entrada da Ucrânia na aliança militar.
Os membros argumentam que a Ucrânia tem algumas condições a cumprir, incluindo a reforma democrática e a erradicação da corrupção. Além disso, a guerra com a Rússia tem de acabar, antes de a Ucrânia ser integrada na organização.
No último dia da cimeira na Lituânia, foi ainda realizada a primeira reunião do novo Conselho NATO-Ucrânia, que tem como objetivo aprofundar os laços entre as duas entidades, enquanto o país invadido pela Rússia procura cumprir os requisitos da aliança.
Enquanto isso, Trudeau partilhou nas redes sociais os vários contactos feitos durante a cimeira. Numa das imagens, o primeiro-ministro do Canadá surge com o seu homólogo português, António Costa.
