
O governo federal está a investir 75 milhões de dólares em tecnologia de drone, que ele diz que vai ser usada para combater o terrorismo e “ajudar a manter os canadianos seguros”, noticiou a CTV News.
O ministro da Indústria James Moore fez o anúncio na sede da L-3 Wescam, em Burlington, Ontário, na segunda-feira, explicando que o governo federal deverá fazer uma contribuição reembolsável de 75 milhões de dólares para a empresa, por meio da (iniciativa) Strategic Aerospace and Defence Initiative (SADI).
O investimento destina-se a apoiar a investigação e desenvolvimento de novas câmaras e sensores de vigilância de ar, terra e marítima, de alta tecnologia da Wescam, “que são essenciais para a defesa e segurança do Canadá, e para as operações de busca e salvamento”.
As câmaras de vigilância e sensores serão utilizados pela RCMP e pessoal militar para tomar como alvo os terroristas e outros criminosos, tanto no Canadá, como no exterior.
Moore acrescentou que o investimento também vai levar à criação de vários empregos de alta tecnologia, com altos salários, em toda a cadeia de produção de defesa do sul do Ontário.
A L-3 Wescam anunciou ofertas anteriores para vender tecnologia e serviços para agências nos Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Irlanda e Estados Unidos.
As câmaras da Wescam têm desempenhado um papel importante na luta contra a insurgência no Afeganistão e no Iraque desde 2005.
Bem como, em 2014, uma aeronave de transporte do Canadá, equipada com um sensor de calor Wescam, foi fundamental para a captura de Justin Bourque, o atirador responsável pela morte de três oficiais da RCMP em Moncton, New Brunswick.