
A provedora da cidade de Toronto Fiona Crean anunciou que vai deixar o seu cargo atual após o término do seu contrato, em novembro, noticiou a CP24.
Em comunicado de imprensa, a acompanhar o seu relatório anual, Crean disse que avisou a Assembleia Municipal da sua intenção de não buscar um novo mandato.
No seu relatório divulgado na segunda-feira de manhã, Crean refletiu sobre o seu tempo no gabinete, observando que a Provedoria cresceu de “um mecanismo recém-adicionado para a prestação de contas no governo local”, quando foi fundada em abril de 2009, para um mecanismo “embutido no ADN cívico de Toronto”.
Ao mesmo tempo, Crean referiu que permanece uma série de desafios, especialmente a necessidade de recursos adicionais para lidar com o número crescente de reclamações – o gabinete da provedora preencheu 2.230 queixas em 2014, um aumento de 22 por cento em relação ao ano anterior e um aumento de 129 por cento desde 2009.
Uma ex-funcionária pública provincial, Crean foi apontada como a primeira provedora de Toronto em novembro de 2008 e assumiu oficialmente o papel em 6 de abril de 2009.
Desde que Crean assumiu o cargo, ela presidiu a 33 inquéritos e fez 310 recomendações, as quais foram aceites pela Assembleia Municipal.