

(Foto de arquivo)
O jovem Sebastian Chavarria, de seis anos de idade, natural de Otava, Ontário, nasceu com uma mão esquerda parcialmente deformada, que o tornou incapaz de andar de bicicleta ou praticar desportos com os seus amigos.
Mas na sexta-feira, graças a um par de estudantes de engenharia da Universidade de Otava, Sebastian recebeu uma nova prótese de mão que o faz agora sentir-se como um “super-herói”, noticiou a CTV News.
O menino já tinha uma prótese, que a sua família recebeu da parte da Enabling the Future, uma comunidade online que cria próteses para crianças gratuitamente.
Mas o dispositivo não encaixava muito bem, e tornava difícil para Sebastian agarrar objetos facilmente. Então, a mãe de Sebastian, Lety Chavarria, procurou ajuda na Universidade de Otava.
Dois estudantes de engenharia, Robert Rayson e Shannon Lee, aceitaram o desafio. Os alunos do segundo ano derrotaram outros 70, durante o (desafio) Prosthetic Challenge da universidade para criar uma prótese totalmente funcional para Sebastian. O seu design, criado com uma impressora 3D, custa menos de 100 dólares para produzir.
Hanan Anis, um professor de engenharia na Universidade de Otava, sublinhou que a competição provou ser um desafio emocionante para os alunos, porque estes muitas vezes não conseguem ver os efeitos positivos do seu trabalho.
A nova prótese de mão permite a Sebastian usar os dedos de forma independente e efetivamente agarrar objetos.
Os pais de Sebastian defendem que a nova mão alterou a vida do seu filho e deu-lhe a confiança para sair da “sombra” e brincar com os seus amigos.