

A empresa de software Ubisoft, com sede em Montreal, diz que desenvolveu um jogo de vídeo que poderá tratar a ambliopia – também conhecida como olho preguiçoso – em apenas seis semanas, sem o uso de um tapa-olho, noticiou a CTV News.
O jogo, chamado de “Dig Rush”, usa óculos 3-D (cor vermelho-azul) para direcionar e fortalecer o olho mais fraco do jogador.
A Ambliopia afeta cerca de três por cento dos canadianos. A condição muitas vezes pode levar a uma perda de visão binocular, ou seja, as pessoas que sofrem disso só conseguem ver o mundo através de um olho.
Simon Clavagnier, investigador da Universidade McGill, que colaborou no projeto, salienta que o jogo é uma melhoria significativa em relação aos tratamentos atuais.
A Ubisoft colaborou com a empresa norte-americana Amblyotech para desenvolver o jogo, que se destina a ser prescrito e ajustado pelos médicos para atender às necessidades individuais dos seus pacientes. Em 2013, investigadores da McGill estudaram o uso do Tetris no tratamento da doença, e os jogos de tablet também têm sido usados para ajudar as crianças a sentarem-se quietas, durante os exames de ressonância magnética.
Clavagnier acrescenta que este novo tratamento, também ajuda a atacar um outro efeito colateral da condição – o estigma social de usar um tapa-olho enquanto criança.