GOVERNO ESTUDA VÁRIAS POSSIBILIDADES PARA AJUDAR EMPRESÁRIOS PORTUGUESES EM ANGOLA – PIRES DE LIMA

LusaLisboa, 04 mar (Lusa) – O ministro da Economia, António Pires de Lima, disse hoje que o Governo está a estudar “várias possibilidades” para poder ajudar as empresas portuguesas a transferirem divisas de Angola, escusando-se, para já, a enunciá-las.

Questionado à margem de uma conferência em Lisboa para apresentação do livro Mercator da Língua Portuguesa, Pires de Lima repetiu que o Governo português está a acompanhar muito de perto a situação das empresas portuguesas em Angola”, mas escusou-se a enunciar as medidas que estão em estudo pelo Ministério da Economia.

Sobre a possibilidade de criação de linhas de crédito que permitam compensar a dificuldade na transferência de divisas de Angola para o estrangeiro, o ministro respondeu: “As regras são as que foram definidas pelo Governo angolano. Estamos a estudar várias possibilidades, estamos a acompanhar de perto, e quando digo de perto não estamos a acompanhar apenas do ponto de vista da simpatia, estamos a estudar várias possibilidades, e quando estiverem mais estudadas e decididas, daremos nota pública do que estamos a fazer”.