

O presidente John Tory, o ministro Federal das Finanças Joe Oliver e o atleta olímpico Mark Tewksbury estiveram na apresentação das medalhas no Royal Ontario Museum (ROM).
Tewksbury, que deu início ao evento, disse que a apresentação das medalhas é uma “confirmação real de que os Jogos estão a chegar em breve”.
Tory, em tom de brincadeira, pediu aos organizadores para lhe emprestarem uma medalha para “ir por todo o lado e vender ingressos”.
Já Oliver salientou que os jogos devem trazer mais de 250 mil visitantes e gerar 26 mil postos de trabalho.
O gigante da mineração, com sede em Toronto, Barrick Gold é o fornecedor oficial de metal; as medalhas foram criadas pela Royal Canadian Mint (Casa da Moeda).
O ouro foi extraído em Hemlo, a leste de Thunder Bay, no Lago Superior. Enquanto que o cobre vem do Chile e a prata da República Dominicana.
As medalhas também terão braille na parte de trás – marcando a primeira vez que o sistema de escrita tátil usado por cegos é incorporado em medalhas para ambos os atletas capacitados fisicamente e Paraolímpicos, numa grande competição de jogos.
Os Jogos Pan-Americanos vão decorrer entre 10-26 de julho, enquanto que os Parapan-Am Games terão lugar no período de 7-14 de agosto.
Cerca de 6.600 atletas de 41 países estarão em competição.