
O principal objetivo financeiro de quase 20% dos canadianos em 2023 é o pagamento de dívidas. É o que revela uma nova sondagem. O inquérito descobriu ainda que uma em cada quatro pessoas contraiu mais dívidas nos últimos 12 meses.
Pagar dívidas é uma meta financeira transversal aos canadianos em 2023, descobriu uma nova pesquisa, já que a inflação, as altas taxas de juro e o medo de uma possível recessão permanecem em mente.
18% das pessoas entrevistadas numa sondagem anual da CIBC sobre prioridades financeiras dizem que pagar dívidas é a sua meta número um para o Ano Novo, enquanto 17% consideram que manter as contas em dia é a sua principal prioridade.
14% apontam para o crescimento dos investimentos como principal meta de 2023. Entre os objetivos secundários incluem-se economizar dinheiro, evitar contrair mais dívidas e reduzir gastos discricionários.
Mais de metade dos entrevistados dizem que a inflação é sua principal preocupação financeira, ao passo que 30% temem o aumento das taxas de juro e 24% a recessão.
Pouco mais de metade dos entrevistados acham que precisam de controlar melhor a sua situação financeira no próximo ano. Uma em cada quatro pessoas contraiu mais dívidas nos últimos 12 meses, em grande parte devido ao custo de vida mais alto e às despesas que vão além do rendimento mensal.
40% dos canadianos estão preocupados com a segurança do emprego no atual ambiente económico incerto, e 68% dizem que a incerteza dificulta o planeamento futuro.
