

A veterana política Olivia Chow tem um novo título para adicionar ao seu nome: o de professora universitária.
A universidade de Ryerson anunciou na segunda-feira que a ex-membro do parlamento e anterior vereadora na cidade de Toronto foi nomeada para um mandato de três anos como uma “professora visitante ilustre”, noticiou a CTV News.
Chow, que deixou a política federal no ano passado para lutar pela presidência de Toronto, ainda que sem sucesso, está a juntar-se ao corpo docente da faculdade de artes. De acordo com um comunicado, Chow vai iniciar um programa dedicado ao envolvimento da comunidade e participação democrática.
Chow também estará envolvida numa série de programas e iniciativas de justiça social da escola, incluindo a Jack Layton Chair, criada em honra do legado do seu falecido marido.
Layton lecionou por 10 anos na Ryerson, antes de servir na Assembleia Municipal de Toronto, e, eventualmente, tornar-se líder do partido NDP federal. Após a morte de Layton, em 2011, devido ao cancro, Chow doou uma coleção de livros e artefatos de Layton à Ryerson.
Através de um comunicado, Chow declarou que está entusiasmada por se juntar a uma “universidade de construção da cidade” como a Ryerson.
Mohamed Lachemi, reitor da Ryerson e vice-presidente da academia, congratulou Chow pela chegada à comunidade académica.
Chow foi eleita pela primeira vez para a Assembleia Municipal de Toronto, em 1991, onde cumpriu cinco mandatos. Em 2006, Chow deu o salto para a política federal, após ter sido eleita deputada pelo distrito eleitoral de Trinity-Spadina.
Ela renunciou ao seu assento no parlamento, no ano passado, para concorrer à presidência de Toronto, mas perdeu para John Tory.