Mais de meio milhão de portugueses vivem no Canadá. A maioria dos luso-canadianos vive em Ontário. São quase 250 mil. Entre esses 250 mil estão Martin Medeiros e Paul Vicente. Os dois luso-canadianos voltam a servir os cidadãos de Brampton, enquanto vereadores municipais. O lusodescendente Lucas Alves foi eleito conselheiro escolar em Mississauga na Escola Pública Inglesa dos Círculos Eleitorais 3 e 4.
As vitórias portuguesas, a par de uma muçulmana que foi eleita em Toronto, são a prova de que o Canadá é um dos países mais inclusivos do mundo. Um país que abre portas aos imigrantes dia após dia. Precisa deles. Precisa de nós.
Em 2021 entraram no Canadá, 890 portugueses, sendo o valor mais alto registado desde 2000. A vontade de os portugueses fazerem vida no Canadá vem crescendo, segundo os dados do departamento oficial de estatística do país, o Citizenship and Immigration Canada.
Quem já tem uma história bonita no país é a portuguesa Ana Bailão. Desta vez, a ex-vice-presidente da Câmara Municipal de Toronto não se quis recandidatar a um novo mandato em Davenport, mas prometeu, numa entrevista recente ao Correio da Manhã Canadá, que a vida política não terminaria com o final do mandato. O trabalho realizado junto da comunidade portuguesa por parte da luso-canadiana faz antever um trabalho árduo que Alejandra Bravo, a nova vereadora, terá pela frente. Conquistou para já uma maioria e tem, agora, quatro anos para conquistar grande parte dos portugueses que vivem no Canadá. Cá estaremos para contar-lhe as novidades, caro(a) leitor(a).
Toda esta gente, do Minho ao Algarve, da Madeira ou dos Açores são as gentes do Canadá. Já não são estranhos numa terra estranha. E a prova disso, são os cargos políticos alcançados pelos filhos de Portugal em terras do Canadá, como temos vindo a referir nas nossas edições.
O Canadá é um país que possui várias finalidades. Feito de múltiplas camadas. É um país em construção desde o seu início e sem fim à vista. Uma pátria de gente com múltiplas origens. Um dos países mais poderosos e bem organizados do mundo. No próximo ano, celebram-se os 70 anos da imigração portuguesa no Canadá.
Mais um motivo para ser lembrado por Medeiros, Vicente, Lucas Alves e companhia. Nós continuamos por cá a testemunhar os feitos dos cidadãos da “Nação Valente e Imortal”.