
Kiev, 14 fev (Lusa) – O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, anunciou que vai falar hoje ao telefone com a chanceler alemã, com o presidente francês e depois com o presidente norte-americano sobre a situação no leste da Ucrânia, antes do novo cessar-fogo.
A conversa com a alemã Angela Merkel e com o francês François Hollande deverá ocorrer às 15:00 (hora de Lisboa) e a que está agendada com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, será às 17:00 (hora de Lisboa), segundo disse Petro Poroshenko num discurso diante dos guardas de fronteira que foi transmitido em direto na televisão e noticiado pela AFP.
O cessar-fogo, que deverá ser aplicado a partir das 00:00 de domingo, é o primeiro teste ao compromisso de Kiev e dos separatistas a um plano de paz. No entanto, pelo menos 18 civis morreram em ataques na zona leste da Ucrânia entre sexta-feira e hoje, horas antes do cessar-fogo que entra em vigor às 00:00 de domingo (hora local), segundo militares ucranianos e rebeldes separatistas.