Venda de casas em Toronto caiu 34% em agosto de 2022, face a agosto de 2021

FOTO: UNSPLASH
FOTO: UNSPLASH

As vendas de casas em Toronto caíram em agosto 34% face ao ano passado, mais 15% em relação a julho. Segundo o conselho imobiliário Regional de Toronto, a subida dos juros e das taxas hipotecárias nos últimos meses amorteceu as vendas e começou a pesar nos preços.

O Conselho Imobiliário Regional de Toronto revela que as vendas de agosto caíram 34% desde o ano passado, mas subiram quase 15% desde julho, à medida que os compradores regressaram ao mercado para tirar partido dos preços que diminuíram em relação aos níveis elevados do último inverno.

A queda anual de 34% foi uma taxa de declínio inferior à dos quatro meses anteriores, mas chega numa altura em que o mercado imobiliário da região arrefeceu significativamente.

A subida dos juros e das taxas hipotecárias nos últimos meses amorteceu as vendas e começou a pesar nos preços, acabando com as guerras de licitação e encorajando os potenciais compradores a sentarem-se à margem e esperar por maiores quedas de preços.

Os que se aventuraram no mercado nas últimas semanas, descobriram que os preços estavam abaixo dos observados nos frenéticos meses de inverno, mas ainda assim, mais altos do que há um ano e do que há um mês.

Numa base anual, o índice de preços das casas subiu 8,9% em agosto e o preço médio de venda de todos os tipos de casas subiu 0,9%. No entanto, o índice era mais baixo em comparação com julho.

O crescimento mensal do preço médio, juntamente com um decréscimo no índice, sugerem uma maior proporção de tipos de casas mais caras vendidas em agosto, avançou o conselho.