

A Cenovus diz que está a planear reduzir 15 por cento da sua força de trabalho este ano e congelar todos os restantes salários dos trabalhadores, depois que a companhia de petróleo divulgou um prejuízo trimestral de 472 milhões de dólares na quinta-feira, um valor sete vezes superior às perdas do ano passado, avançou a CBC News.
A companhia petrolífera, com sede em Calgary, disse na quinta-feira que as suas vendas para os últimos três meses do seu ano fiscal ficaram em 4,34 mil milhões de dólares. Um resultado abaixo dos 4,83 mil milhões de dólares, registados no mesmo trimestre, há um ano atrás.
Embora a empresa tenha vendido mais petróleo nesse período, esta também fez muito menos dinheiro por cada barril que produziu. Para 2014, como um todo, a Cenovus produziu uma média de 203 mil barris por dia, um aumento de 14 por cento face a 2013.
Mas os efeitos de um preço do petróleo que caiu de 105 dólares, no verão, para menos de 50 dólares, hoje, fazem-se sentir.
O prejuízo trimestral para o trimestre incluiu uma taxa de 497 milhões de dólares, relacionada com o seu projeto no Pelican Lake, devido à queda dos preços do petróleo e a uma desaceleração do plano de desenvolvimento para o projeto.
No mês passado, a Cenovus reduziu o seu orçamento de capital (2015) em 700 milhões de dólares, para um valor entre 1.800 e 2 mil milhões de dólares, quando se prepara para um prolongado período de preços baixos do petróleo.