
Montreal foi ontem palco de uma corrida de bicicleta que reuniu milhares de pessoas. A chamada ‘Tour de L’Ile’ consistiu num circuito de 36 quilómetros em oito bairros da cidade.
Milhares de ciclistas percorreram as ruas de Montreal no domingo, dia 5 de junho, na chamada ‘Tour de L’Ile’ de 2022.
De acordo com a organização, perto de 19 mil participantes inscreveram-se no passeio deste ano, que consistiu num circuito de 36 quilómetros em oito bairros ao redor do Mount Royal.
A cidade de Montreal tem sido reconhecida pelas suas rotas para bicicletas, que foram aprimoradas graças a um plano de 17 milhões de dólares para melhorar a rede com 36 novos quilómetros.
A Velo Quebec organizou a ‘Tour de l’Ile’, bem como a ‘Tour la Nuit’, que aconteceu na sexta-feira, dia 3 de junho.
O diretor geral da organização aplaudiu a criação dos novos caminhos. Jean-François Rheault diz que Montreal tem uma “grande cultura de ciclismo”.
“As pessoas pedalam por desporto”, descreve Rheault, “e isso é sinal de uma cultura ciclística saudável”.
Além disso, acrescenta o dirigente,“as infraestruturas são fundamentais para que as pessoas se sintam seguras e pedalem com mais frequência”.
Várias ruas tiveram de ser cortadas por causa do passeio, o que levou à intervenção da polícia e de uma equipa de voluntários.
Inspirada na ‘Five Boro Bike Tour’, de Nova Iorque, a ‘Tour de L’Ile’ acontece desde 1985 em Montreal, com o objetivo de promover o gosto pelo ciclismo.



