Um novo relatório do Toronto District School Board mostra que uma em cada cinco das suas escolas poderão estar em risco de encerramento, devido a queda no número de matrículas, noticiou a CBC News.
Os números divulgados numa reunião do Comité, na noite de quarta-feira, mostram que 130 de 589 escolas da direção escolar estão a operar a uma capacidade abaixo dos 65 por cento.
Algumas dessas escolas, incluem o Eastern Commerce Collegiate, a Kensington Community School e a Nelson Mandela Park Public School.
A direção escolar vai agora olhar para cada uma das escolas, nessa lista, e decidir se vai (ou não) fechá-las.
A província pediu à direção escolar para vender as propriedades subutilizadas, de forma a cortar custos e pagar por um acúmulo de reparações em outras escolas de Toronto.
A administradora escolar Jennifer Story disse compreender que o último relatório poderá levar a preocupações e ansiedade por parte dos pais, mas ela salientou que haverá ainda lugar a muitas discussões entre a direção escolar, o Ministério da Educação e a comunidade, antes que as decisões sejam tomadas.
A taxa de utilização de 65 por cento não é o único indicador para medir o uso do espaço, referiu.
Por exemplo, segundo ela, uma escola no seu Bairro (Ward 15, Toronto-Danforth) não está na capacidade máxima, pois esta serve alunos em risco e pessoas com necessidades especiais. Uma outra escola com baixa taxa de utilização, está a desenvolver um curso intensivo de francês, o que vai fazer subir a taxa de utilização até 80 por cento, em cinco anos.
Para além disso, Story lembra que a futura procura – devido ao crescimento da cidade – também precisa ser tida em conta, quando se decide vender a propriedade.