
A vice-presidente da Câmara de Toronto e vereadora por Davenport Ana Bailão não se vai recandidatar nas eleições municipais de outubro. O anúncio foi hoje feito pela própria nas redes sociais. A luso-canadiana natural de Vila Franca de Xira diz ter sido a “honra de uma vida” trabalhar na autarquia.
A política luso-canadiana Ana Bailão não se vai recandidatar nas eleições de Toronto, em outubro. A vice-presidente da Câmara e vereadora do distrito eleitoral 9, de Davenport, anunciou a decisão no Twitter na manhã de quinta-feira, dia 19 de maio.
“Foi a honra de uma vida servir como vereadora e vice-presidente”, escreveu Ana Bailão. “Embora ainda não tenha decidido os meus próximos passos, continuo comprometida em continuar a contribuir para a nossa cidade.”
Ana Bailão é vereadora de Toronto há 12 anos, tendo como foco a habitação popular. O ‘tweet’ com o anúncio foi acompanhado por um vídeo, no qual a política recorda o seu trabalho na autarquia.
O presidente da Câmara Municipal de Toronto também recorreu às redes sociais para enaltecer o trabalho de Ana Bailão. John Tory diz que a luso-canadiana é uma “campeã da habitação” e um “membro chave” da sua administração.
“Vou sentir falta dela aqui na Câmara Municipal, mas estou confiante de que fará grandes coisas no que quer que decida fazer a seguir”, escreveu Tory.
“Espero que um dia a vejamos novamente na política – precisamos de mais pessoas como a Ana Bailão na vida pública. (…) Sinto-me grato por ela ficar até ao fim deste mandato para que possamos continuar a fazer progressos em nome dos residentes nos próximos meses.”
Ana Bailão é vice-presidente de Toronto desde 2017. À data, a comunidade portuguesa comemorou a nomeação, num evento na Casa do Alentejo.
Além disso, representa o distrito eleitoral 9, de Davenport, desde que foi eleita, em 2010.
Ana Bailão nasceu em Vila Franca de Xira, em Portugal, tendo também vivido em Alenquer.
Aos 15 anos, em 1991, mudou-se para o Canadá e estabeleceu-se em Davenport com a família. A política de 45 anos frequentou o West Toronto Collegiate e a Universidade de Toronto, onde se formou em sociologia e estudos europeus.
Ana Bailão é uma presença constante nos eventos da comunidade luso-canadiana, bem como nas reportagens do Correio da Manhã Canadá.
No passado, chegou a dizer que nunca teve interesse pela política. A sua ida para o Canadá, contudo, fê-la querer envolver-se na comunidade, “porque tinha uma necessidade muito grande de mostrar o que era Portugal” no Canadá.



