
O Canadá vai receber ao longo das próximas semanas três aviões ‘charter’ do Governo federal com refugiados ucranianos. O primeiro voo está marcado para dia 23 de maio com origem na Polónia e destino a Winnipeg. De notar que o Canadá tem parcerias que preveem até 10 mil voos gratuitos com refugiados ucranianos.
Três aviões com refugiados ucranianos vão chegar ao Canadá ao longo das próximas semanas. O anúncio foi feito pelo Governo federal.
O primeiro avião aterra em Winnipeg, a 23 de maio, o segundo em Montreal, a 29 de maio, e o terceiro em Halifax, a 2 de junho.
Todos os voos são operados pelo Governo federal e estão disponíveis para os ucranianos admitidos por ordem de chegada no programa de autorização de emergência do Canadá para refugiados da Ucrânia. Os aviões vão partir da Polónia.
O programa de autorização de emergência permite que os refugiados permaneçam no Canadá como residentes temporários durante até três anos. Mais de 204 mil pedidos foram enviados até ao dia 4 de maio e cerca de 91.500 foram aprovados.
De acordo com o ministro federal da Imigração, dos Refugiados e da Cidadania, Sean Fraser, “estes voos ‘charter’vão ajudar a garantir que quem deseja vir para o Canadá tenha o apoio de que precisa”.
Até agora, milhares de ucranianos chegaram ao país, desde que a invasão da Rússia começou, a 24 de fevereiro.
Ainda assim, Fraser não sabe ainda precisar quantos mais voos virão. O governante diz que muitos candidatos estão a submeter pedidos “a título especulativo”. De notar que o Canadá tem parcerias que preveem até 10 mil voos gratuitos com refugiados ucranianos.
Segundo o ministro federal dos Transportes, Omar Alghabra, há questões logísticas que estão a atrasar a chegada dos refugiados ao Canadá. Muitos candidatos não permanecem no mesmo local onde se inscreveram, o que implica muito esforço para localizar esses refugiados e determinar de onde podem partir.



