
O primeiro-ministro da Ucrânia convidou ontem Justin Trudeau e Chrystia Freeland a visitarem a capital Kiev o mais rápido possível. Numa entrevista exclusiva à imprensa canadiana, o governante disse ainda estar à espera da visita de altos dignatários do Governo do Canadá.
O primeiro-ministro da Ucrânia pediu ao seu homólogo canadiano, Justin Trudeau, e à vice-primeira-ministra, Chrystia Freeland, para visitarem Kiev o mais rápido possível.
Numa entrevista exclusiva, dada à imprensa canadiana, Denys Shmyhal disse que o seu país continua à espera da visita de altos dignatários do Governo do Canadá.
“Esperamos muito por eles”, disse o governante ucraniano. “Ficaremos muito felizes. Será uma grande honra para nós receber o primeiro-ministro, os membros do seu Governo.”
Shmyhal é a mais recente autoridade ucraniana a convocar representantes do Governo federal para visitar o país invadido. O ex-embaixador ucraniano no Canadá, Andriy Shevchenko, também apelou recentemente à visita de políticos de Ottawa a Kiev.
Com isto, aumenta a pressão sob as autoridades canadianas para que se dirijam à Ucrânia, após uma série de visitas de altos dignatários de todo o mundo.
Desde que a situação se estabilizou em Kiev e nos subúrbios da capital, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, o secretário-geral da ONU, António Guterres, e altos funcionários da União Europeia (EU) visitaram a cidade, onde se encontraram com autoridades ucranianas e testemunharam a devastação causada pela invasão da Rússia.
No dia 30 de abril, a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, tornou-se a autoridade norte-americana de mais alto escalão a visitar a Ucrânia. Em Portugal, o primeiro-ministro, António Costa, também já disse que aceitou o convite para visitar Kiev.



