Inflação em Ontário: Governo espera regresso à normalidade em 2023

Foto: Peter Bethlenfalvy/Twitter
Foto: Peter Bethlenfalvy/Twitter

O Governo de Ontário espera que a inflação recorde volte ao normal no próximo ano. O orçamento do ministro das Finanças, Peter Bethlenfalvy, observou, no entanto, que as altas taxas de inflação continuam a ser um risco para as perspetivas financeiras da província.

O Governo de Ontário está a projetar que os níveis de inflação de décadas regressem à normalidade em 2023, à medida que os altos preços dos bens de consumo se tornarem uma questão política central.

O orçamento do Governo do Partido Conservador para 2022, divulgado na quinta-feira, 28 de abril, projeta que a inflação do Índice de Preços ao Consumidor de Ontário permaneça elevada em 4,7% este ano, antes de cair para 2,5% no próximo ano e 2,1% em 2024.

A taxa anual de inflação, de acordo com o Statistics Canada, está fixada em 6,7%. A taxa de inflação de Ontário foi ainda mais alta no mês passado, em 7%.

O orçamento do ministro das Finanças, Peter Bethlenfalvy, observou, no entanto, que as altas taxas de inflação continuam a ser um risco para as perspetivas financeiras de Ontário.

“Embora as atuais altas taxas de inflação devam moderar à medida que os efeitos da pandemia e das interrupções na cadeia de abastecimentos retrocedem e a política monetária se normaliza, uma inflação acima do esperado pode levar a uma resposta mais forte dos bancos centrais”, revela o documento orçamentário.

Bethlenfalvy disse que está a observar a inflação de perto e gabou os esforços do Governo de Doug Ford no apoio aos cidadãos de Ontário, como o corte do imposto sobre a gasolina.