
A polícia emitiu um alerta de segurança pública sobre um esquema de extorsão online visando os utilizadores do website de namoro, avançou a CP24.
Segundo a polícia, os criminosos, de fora do Canadá, estão a criar perfis falsos em diversos sites de namoro online, que listam a sua localização geográfica como Toronto.
Os golpistas, em seguida, entram em contato com a vítima e envolvem-se em conversas de “flirt” que se tornam de natureza sexual.
Em algum momento, afirma a polícia, os golpistas encorajam a vítima a se despir ou a envolver-se em comportamento sexual via conversa por vídeo.
A polícia adianta que, logo que a vítima se deixa envolver e compromete o seu comportamento em frente às câmaras, os burladores terminam a conversa, começam a investigar sobre a vítima, usando os sites das redes sociais e, em seguida, enviam-lhes uma mensagem ameaçando enviar o vídeo incriminador a uma lista dos seus amigos, a menos que façam um pagamento monetário.
O golpe está a ser relatado com uma “frequência cada vez maior”, em Toronto, de acordo com a polícia.
“O Serviço de Polícia de Toronto pede que os utilizadores de internet façam uso dos filtros de privacidade oferecidos pelos provedores da rede social para protegerem as suas informações pessoais,” lê-se no alerta de segurança pública.
“Todos são lembrados de que, seja na interação social, ou operações comerciais de compra / venda, devem sempre verificar a identidade de um contato de internet em pessoa, antes de tomar a decisão de confiar nessa pessoa.”
É pedido a quem tiver alguma informação que entre em contato com a polícia, através do (416) 808-3300 ou junto do serviço de Crime Stoppers, anonimamente, pelo (416) 222-TIPS (8477).