Eleições internas PC: Mais deputados federais na corrida à liderança conservadora

Foto: House of Commons
Foto: House of Commons

Marc Dalton e Scott Aitchison são os mais recentes deputados federais a juntarem-se à corrida à liderança do Partido Conservador. São já oito os políticos que anunciaram a intenção de liderar o principal partido da oposição do Canadá, quatro dos quais com assento na Câmara dos Comuns.

Há mais dois deputados federais na corrida à liderança do Partido Conservador do Canadá. Marc Dalton anunciou a decisão nas redes sociais no domingo, dia 20 de março. Na mesma data, Scott Aitchison inaugurou oficialmente a sua campanha num evento em Huntsville, em Ontário.

Dalton, que já vai no segundo mandato na Câmara dos Comuns, como representante de Pitt Meadows – Maple Ridge de British Columbia (B.C.), é a oitava pessoa a juntar-se à corrida. O político também foi deputado provincial em B.C. pela área que agora representa federalmente.

Se for eleito, pretende abrir uma investigação nacional sobre a pandemia. O deputado quer escrutinar o grau de motivação política nas medidas de saúde e nas alegadas ações coercivas do Governo.

Aitchison, por sua vez, anunciou a sua candidatura dias antes de promover o evento em Huntsville, que integra o distrito eleitoral que já representou durante dois mandatos. O deputado também foi presidente da Câmara de Huntsville de 2014 a 2019.

Aitchison diz que a sua campanha se vai concentrar na positividade e na cooperação. O político promete uma “liderança inclusiva, comprometida e solidária”.

De recordar que Pierre Poilievre é considerado o favorito da corrida a liderança conservadora. Entre os candidatos que já anunciaram a sua intenção de dirigir o Partido da oposição, incluem-se ainda Patrick Brown, Jean Charest, Leslyn Lewis, Roman Baber e Joseph Bourgault.

As eleições internas estão marcadas para o dia 10 de setembro.