No entanto, os Conservadores não perderam desproporcionalmente mais apoio entre as mulheres do que eles têm entre os homens. Se olharmos para a sondagem realizada pela Abacus Data, pouco antes e logo após a eleição federal de 2011, pode-se estimar que os Conservadores conseguiram cerca de 45 por cento dos votos entre os homens e 35 por cento entre as mulheres. Isso significa que, com base nos níveis atuais de votação, o partido manteve quatro quintos do seu apoio entre ambos os sexos.
Os liberais, por outro lado, têm aumentado desproporcionalmente o seu apoio entre as mulheres, o que sugere que a manchete da Chatelaine poderá não estar muito longe da verdade. Mas Trudeau teve esse apoio extra de mulheres que votaram pelo NDP em 2011, mais do que os Conservadores. Considerando que os Novos Democratas mantiveram cerca de 69 por cento do seu apoio entre os homens, eles apenas mantiveram 61 por cento desse apoio entre as mulheres.
Isto é especialmente problemático para o líder do NDP, Tom Mulcair. Com base nessas sondagens da Abacus, por volta da eleição de 2011, poderá muito bem ser o caso que o NDP sob a liderança de Jack Layton tenha ganho, de forma estreita, o voto das mulheres, conseguindo uma quota desproporcional semelhante, como os Conservadores fizeram entre os homens. Com o ex-líder Michael Ignatieff, os Liberais tinham aproximadamente o mesmo nível de apoio entre homens e mulheres.
Para ter sucesso eleitoral neste outono, o líder do Partido Liberal terá que segurar o novo apoio que ele alcançou entre as mulheres. Mas, com os Conservadores ainda a liderar entre os eleitores do sexo masculino, Trudeau terá que mostrar que ele também é o candidato que os homens estavam à espera, a fim de poder ganhar.
Este artigo utiliza médias derivadas de dezenas de sondagens realizadas ao longo dos últimos dois anos, as quais diferem em termos de metodologia, tamanho da amostra, e datas de campo. Estes inquéritos não foram verificados individualmente pela CBC.