CONFERENCE BOARD OF CANADA DIZ QUE É PROVÁVEL UMA RECESSÃO EM ALBERTA EM 2015

Alberta está
Alberta está "muito provavelmente" a caminho de uma recessão em 2015, caso o preço do petróleo continue a cair de forma constante, diz o chefe da Conference Board of Canada
Alberta está "muito provavelmente" a caminho de uma recessão em 2015, caso o preço do petróleo continue a cair de forma constante, diz o chefe da Conference Board of Canada
Alberta está “muito provavelmente” a caminho de uma recessão em 2015, caso o preço do petróleo continue a cair de forma constante, diz o chefe da Conference Board of Canada

Alberta estará “muito provavelmente” a caminho de uma recessão em 2015, caso o preço do petróleo continue a cair de forma constante, diz o chefe da Conference Board of Canada, noticiou a CTV News na terça-feira.

O economista-chefe do Conselho, Glen Hodgson, declarou na segunda-feira, que embora os principais indicadores económicos, como o emprego e novas construções de habitações se tenham mantido estáveis, Alberta estará a caminhar para uma recessão, mesmo que os preços do petróleo recuperem para um valor próximo dos 65 dólares por barril.

Na segunda-feira, a Canadian Natural Resources Limited, com sede em Calgary, tornou-se a mais recente empresa de recursos a anunciar que vai conter os gastos em 2015. A empresa revela que vai gastar menos 2 mil milhões de dólares, este ano, do que havia previsto em novembro.
As Cenovus e Husky Energy são apenas duas outras empresas de recursos que anunciaram cortes nos seus orçamentos de capital fixo nas últimas semanas.

No entanto, o ministro das Finanças de Alberta, Robin Campbell, contesta as alegações de que a província está a caminho de uma recessão.

Campbell afirmou à CTV que “enquanto que o crescimento vai ser um um pouco mais baixo, em Alberta, ninguém está a falar sobre uma recessão agora”.
As empresas de recursos apontam que o verdadeiro impacto da queda dos preços do petróleo vai ser visto quando começar a próxima temporada de perfuração, no final do verão.