
Erin O’Toole já não é mais o lÃder do partido conservador, depois de 18 meses no comando. A decisão foi conhecida na votação dos parlamentares. Está agora aberta a corrida pela liderança.
Erin O’Toole diz adeus à liderança do Partido Conservador, 18 meses depois de ter tomado posse.
O resultado não foi particularmente próximo das pretensões do agora ex-lÃder: 73 dos 118 parlamentares do PC votaram a favor da saÃda de O’Toole.
O deputado de New Brunswick, John Williamson, que era funcionário sénior do gabinete do ex-primeiro-ministro Stephen Harper, pôs-se à frente para assumir a liderança interina enquanto não é conhecido o novo lÃder do partido.
O’Toole, que representa Durham no subúrbio de Toronto, enfrentou várias crÃticas do partido, nomeadamente na tributação de carbono, orçamentos equilibrados e armas de fogo, durante a mais recente campanha eleitoral.
Num comunicado após a votação para a saÃda de Erin O’Toole, Matt Jeneroux, um parlamentar da área de Edmonton que apoiou o movimento para demitir o agora ex-lÃder, disse que o partido precisa de alguém que “reflita claramente os nossos valores”.
“Devemos reconstruir a confiança entre os canadianos e mostrar-lhes que somos lÃderes fortes e estáveis, enraizados nos nossos valores, ao mesmo tempo que entendemos que podemos evoluir, aprender e modernizar o nosso partido”, disse ainda.
Os esforços de O’Toole para arrastar o partido para o centro das questões sociais pôs em sentido as tropas conservadoras.
“O’Toole traiu repetidamente a base socialmente conservadora do partido com o seu apoio ao aborto, ideologia LGBT, bloqueios opressivos e passaportes destruidores da liberdade para vacinas contaminadas pelo aborto”, disse Jeff Gunnarson, presidente da Campaign Life Coalition.
O deputado conservador Eric Duncan, um aliado de O’Toole e secretário do partido, agradeceu ao lÃder que agora cessa funções pelo serviço enquanto procurava “unir os membros e derrotar os liberais na próxima eleição”.
“As corridas de liderança podem ser um processo de união. Podemos estar unidos. Precisamos de estar na mesma página e seguir na mesma direção e estou muito confiante de que há uma forte vontade de fazer isso”, disse Eric Duncan.
Com o novo desfecho, os lÃderes do partido começam imediatamente a organizar a corrida à liderança.
A Lei da Reforma, a legislação federal que autoriza os parlamentares conservadores a retirar o lÃder, não especifica como é que o próximo vai ser eleito.



