

Os governos federal e provincial estão a investir cerca de 100 milhões de dólares no projeto global de pesquisa e desenvolvimento da fabricante de peças de automóvel Linamar Corp., estimado em 506,8 milhões de dólares, noticiou a Citynews.
A ministra dos Transportes Lisa Raitt e a primeira-ministra Kathleen Wynne fizeram o anúncio numa conferência de imprensa, na segunda-feira de manhã, na empresa com sede em Guelph, Ontário.
Elas tiveram a companhia do deputado federal Michael Chong (Wellington-Halton Hills); do ministro de Desenvolvimento Económico, Emprego e Infraestrutura, Brad Duguid; e de Linda Hazenfradts, a CEO da Linamar.
Raitt afirmou que o governo federal vai disponibilizar 50.7 milhões de dólares, como um empréstimo reembolsável, para desenvolver a “última geração de peças de transmissão automática amigas do ambiente”.
O investimento vai “assegurar que o investimento total da Linamar, de mais de 500 milhões de dólares, permanece aqui no Canadá”, sublinhou Raitt.
O projeto prevê a criação de 1.200 novos postos de trabalho em Guelph e na área circundante, ao longo dos próximos 10 anos, e a manutenção de mais de 6.800 postos de trabalho da Linamar no Ontário.
A Linamar, que é a segunda maior fabricante de peças de automóvel do Canadá, emprega, globalmente, mais de 19.000 trabalhadores, com a sede e as fábricas em Guelph, juntamente com as fábricas nos EUA, México, Europa e China.
A empresa, que tem feito peças de transmissão há quase 50 anos, começou com uma pessoa e agora emprega 7.000 pessoas no Ontário. Em 2014, esta contribuiu com 3,6 mil milhões de dólares para a economia canadiana.
O empréstimo de Otava ao projeto de Linamar está a ser acompanhado por um subsídio de até 50,25 milhões de dólares do governo do Ontário.
Wynne lembrou que a província tem sido parceira da Linamar desde 2007, e que “ambos os governos provincial e federal têm um papel a desempenhar na parceria e certificando-se de que o crescimento pode continuar”.
Ao longo dos próximos 10 anos, a Linamar vai investir na pesquisa e desenvolvimento em Guelph e produzir componentes para a próxima geração de carros de combustível eficiente, acrescentou Wynne.
Wynne sublinhou ainda que o investimento é parte do fundo de emprego e prosperidade (10 anos) que os liberais prometeram durante a campanha eleitoral mais recente.