
No Quebec, são mais as adolescentes do sexo feminino hospitalizadas por comportamentos suicidas no ano passado. O relatório foi divulgado pela autoridade de saúde pública da província.
O instituto de saúde pública do Quebec diz que o número de jovens dos 15 aos 19 anos que chegaram às salas de emergência do hospital depois de tentar o suicídio aumentou 23% de 2020 a 2021.
O ‘Institut national de santé publique du Québec’ avança num relatório publicado na segunda-feira, 31 de janeiro, que também existiu um aumento no número de pessoas do sexo feminino, dos 10 aos 14 anos que usaram serviços hospitalares após tentativas de suicídio.
No entanto no relatório, as adolescentes do sexo feminino têm uma das menores taxas de suicídio da província.
O instituto de saúde pública diz que o número total de suicídios no Quebec diminuiu ligeiramente em 2020, quando comparado com o ano anterior. No entanto, os dados são apenas preliminares, já que existem ainda investigações que estão em andamento.
A taxa de suicídio do Quebec atingiu o pico em 1999. A taxa diminuiu ao longo de 20 anos, tendo agora ficado estável.
Em 2020, ano do começo da pandemia da Covid-19, ocorreram, pelo menos, 1016 suicídios no Quebec. Os homens eram três vezes mais propensos a se suicidarem do que as mulheres. Os homens dos 50 aos 64 anos tiveram a maior taxa de suicídio.